Guia de Lava-louças

Abrilhantador:

Dá brilho às louças e auxilia no processo de secagem da lava-louças. Ele é dosado automaticamente durante o ciclo de lavagem e precisa ser regularmente adicionado separadamente no compartimento do abrilhantador.

Auto 3 in 1 System:

Dishwashers fitted with this system adapt the washing process automatically in order to suit the needs of Multibenefit Tabs (e.g. 3 in 1 tabs). Thereby, the detergent is activated efficiently.

Bomba de circulação:

Bomba localizada no cárter sob o sistema de filtro que bombeia a água pelos canos e no interior dos braços aspersores.

Braços aspersores:

Dispositivos que rodam durante o ciclo de lavagem devido à pressão da água. A água é bombeada até os braços aspersores. Devido à rotação, a água atinge todas as áreas do espaço interior da lava-louças para que cada louça entre em contato com a água.

Câmara de dosagem de detergente:

Dispositivo de dosagem automática de detergente. Geralmente localizado na parte interna da porta da lava-louças. É preciso encher a câmara de dosagem de detergente antes de cada lavagem. Durante cada ciclo, a câmara de detergente se abre automaticamente para liberar o detergente no momento ideal.

Capacidade:

Número total de configurações distintas informado pelo fabricante, que podem ser limpas e secadas quando carregadas de acordo com as instruções do fabricante na lava-louças.

Cárter:

Área sob o sistema do filtro onde as bombas de circulação estão situadas, bombeando a água pelos canos até os braços aspersores.

Cestinho de talheres:

Um cestinho é colocado no cesto inferior da lava-louças. O cestinho é usado para armazenar talheres durante a lavagem.

Cesto inferior:

Rack de louças na parte inferior da lava-louças. Devido à maior pressão d’água comparado com o cesto superior, o cesto inferior é especialmente adequado para objetos grandes e bastante sólidos como panelas, frigideiras e pratos grandes.

Cestos superiores:

Rack de louças acima do cesto inferior. Devido à menor pressão d’água, são especialmente adequados para objetos menores e delicados como copos e itens de vidro.

Ciclo de lavagem principal:

Etapa do ciclo de lavagem da lava-louças em que o detergente é liberado e misturado com a água para ser canalizado pelos braços aspersores com jato de alta pressão. A água é aquecida para reforçar o processo de limpeza.

Ciclo de secagem:

Última etapa da maioria dos ciclos de lavagem na qual as louças são secas.

Classificação de eficiência energética:

Classificação que vai de D (menos eficiente) a A+++ (mais eficiente) atribuída às lava-louças indicando a eficiência da máquina ao usar a energia necessária para funcionar. Essa classificação deve ser incluída no adesivo de energia de todos os modelos de lava-louças.

Compartimento do abrilhantador:

Dispositivo de dosagem de abrilhantador. Localizado na parte interna da porta da lava-louças. O compartimento de abrilhantador contém um recipiente para que o agente não precise ser reabastecido antes de cada lavagem. Apenas o detergente precisa ser adicionado antes de cada lavagem. Dependendo das configurações de dosagem, certa quantidade de abrilhantador é adicionada automaticamente no ciclo de enxágue para garantir louças secas e brilhantes ao final da lavagem. Uma lâmpada de controle no painel frontal da lava-louças pisca quando é hora de encher o compartimento de abrilhantador.

Configuração de colocação:

Conjunto definido de louças, copos e talheres para uso de uma pessoa. A capacidade da lava-louças é medida em configurações de colocação.

dB (A):

Decibéis (dB) é a unidade que mede a intensidade sonora e outras grandezas físicas. Pelo fato de sons com tons particularmente baixos e altos parecem menos barulhentos aos ouvidos humanos, o ruído é geralmente medido em decibéis (dB) ponderados.

Desempenho de secagem:

Classificação de G (menos eficiente) a A (mais eficiente) atribuída às lava-louças indicando o quanto a máquina seca as louças durante um ciclo. Essa classificação deve ser incluída pelo fabricante no adesivo de energia de todos os modelos de lava-louças.

Desempenho de secagem:

Variando de G (menos eficiente) a A (mais eficiente), esta classificação é dada a uma lava-louça baseada em quão bem o aparelho seca a louça durante um ciclo. Esta informação deve estar mencionada no rótulo de energia de todos os modelos.

Detergente clássico:

Esse tipo de detergente (em pó, gel/líquido ou tabletes) inclui apenas ingredientes para lavar as louças e não inclui funções adicionais como abrilhantador ou sal. Portanto, é preciso usar abrilhantador e sal especial junto com os detergentes clássicos. Isso é necessário para garantir que louças, talheres e copos sejam lavados e secados completamente sem manchas e com brilho reluzente.

Detergente multiuso:

Gel/líquido e tabletes que, além de agentes de limpeza, já incluem sal e abrilhantador. Dependendo da fórmula, o produto também pode incluir outras funções como proteção de gravura, proteção de prata, brilho em aço inoxidável etc.

Dispositivos antitransbordamento:

Um sistema eletrônico de proteção contra danos no sistema de água da lava-louças. O sistema bloqueia a entrada de água em caso de vazamentos. Geralmente composto por diversos sistemas de segurança. Isso garante que cada distúrbio funcional possível seja abrangido pelo sistema.

Dureza d’água:

A dureza d’água é medida pela concentração de componentes duros (íons de cálcio e magnésio) na água. Quanto maior a concentração de componentes duros na água, menor é a capacidade de solução de sabão, o que pode prejudicar o resultado da limpeza. A água “dura” também causa entupimento por acúmulo de calcário na lava-louças.

Embutido – integrado:

Esse tipo de lava-louças é projetado especialmente para ser embutido sob a superfície de trabalho da cozinha. Ao colocar portas de armário de uma cozinha já existente na frente da máquina, mantém-se a sensação e aparência da sua cozinha.

Enxágue final:

Etapa do ciclo da lava-louças em que o abrilhantador é adicionado na água para garantir louças brilhantes e auxiliar o processo de secagem da máquina.

Enxágue final:

Passo do ciclo de lavagem onde o abrilhantador é adicionado na água do enxágue para assegurar uma louça brilhante e seca.

Gaveta de talheres:

Gaveta localizada acima do cesto superior da lava-louças. O cestinho é usado para armazenar talheres durante a lavagem.

Sistema de filtros:

Dependendo do fabricante e do modelo, sistemas de filtro diferentes são utilizados na sua lava-louça. Usualmente, um sistema de filtro consiste em 3 itens diferentes: (1) um filtro plano fino, (2) um filtro inferior com peneira fina e (3) microfiltro. O objetivo do sistema é garantir que a sujeira já removida não se ligue à superfície das louças novamente.

Tampo frontal:

A lava-louça com tampo frontal se adapta em qualquer lugar de sua cozinha, ex. debaixo da pia ou isolada.

Ventilador de secagem:

Para apoiar a secagem dos pratos, alguns aparelhos têm um ventilador que opera durante o ciclo de secagem. Isto assegura que o ar quente e úmido seja transportado do interior para o lado de fora.

Lavação auto(mática):

Ao usar esse programa, diversos sensores na lava-louças ajustam automaticamente a duração do ciclo da lavagem, a temperatura e o número de trocas de água com base no nível de sujeira e na quantidade de louças. Esse programa é adequado especialmente a louças mistas.

Lava-louças de balcão:

Modelos menores que podem ser colocados sob a superfície de trabalho da cozinha ou embutidos em armários. Tem uma capacidade inferior comparada com lava-louças embutidas ou monobloco.

Lava-louças de pequeno porte:

Modelos menores de lava-louças com capacidade inferior devido à menor largura de 45 cm comparada às lava-louças comuns de 60 cm.

Limpador de lava-louças:

Com o tempo, é possível que gordura e calcário acumulem em áreas críticas da máquina como braços aspersores, canos d’água e cárter. O objetivo desse agente de limpeza é remover eventuais acúmulos presentes na lava-louças. Atualmente, em geral utiliza-se detergentes líquidos.

Opção de meia carga/ Opção de lavagem por zona:

Se a lava-louça estiver somente cheia pela metade, esta opção permite a economia de água e energia.

Unidade de trocador de Íon:

Dispositivo para suavizar a água que é bombeada do cano para a lava-louça. Contendo um pequeno dispositivo que é capaz de se ligar aos componentes de dureza (íons de cálcio e magnésio) que são responsáveis pelo acúmulo de calcário. O permutador de íons tem de ser regenerado regularmente para evitar a quebra da lava-louça. Portanto, é necessário que seja colocado um sal especial na unidade.

Detergente multibenefícios:

Gel, líquido e tabletes que incluem, em adição aos agentes de limpeza, um auxiliar de enxaguamento e função de sal. Dependendo da formulação do produto, outras funções podem ser adicionados ao produto, ex. proteção de gravação, de prata, aço inoxidável etc.c.

Monobloco:

Modelo de lava-louça que pode ser colocada em qualquer lugar na cozinha, p.ex., embaixo de uma superfície de trabalho.

Nível de ruído:

O nível de ruído de uma lava-louças deve ser informado no adesivo de energia, indicando a classificação em dB (A).

Opção de meia carga/lavagem por zona:

Se a lava-louças está apenas com meia carga, essa opção permite limpar apenas um dos cestos da lava-louças. Isso poupa água e energia.

Opção de pré-enxágue:

Programa de lava-louças usado para enxaguar pratos com água fria se os objetos foram empilhados durante vários dias na lava-louças. Deve ser usado antes da lavagem. O detergente não é adicionado durante esse ciclo. O pré-enxágue é o primeiro passo de vários ciclos de lavagem e solta a sujeira grudada na louça.

Programa de esfoliação potente/intensivo:

Para objetos com alimentos secos e grudados como panelas e frigideiras. Devido à alta temperatura da água, não é adequado para objetos delicados que precisam ser lavados em temperaturas mais baixas

Programa delicado/vidro/gentil:

Lavagem especial que se adequa às necessidades de objetos delicados, de prata ou especiais que requerem limpeza mais delicada com baixa temperatura de água. Esse ciclo só é adequado para louças levemente sujas.

Programa eco:

Lavagem especial com menor consumo de água e energia comparado com o programa normal. Adequado para cargas grandes com sujeira normal relativamente solta.

Programa normal:

Lavagem para cargas grandes com sujeira normal relativamente solta.

Programa rápido:

Programa de lavagem rápida para louças levemente sujas com pouca quantidade de alimentos restantes que aderem de forma relativamente leve na superfície de talheres e utensílios.

Programa rápido:

Este programa é usado para louças com baixa sujidade com pouca quantidade de comida que se soltam rapidamente da superfície da louça.

Abrilhantador:

O abrilhantador assegura louça brilhante e ajuda a lavadora no processo de secagem. É dosado automaticamente durante o ciclo de enxague e precisa ser adicionado no dispensador regularmente.

Braços pulverizadores:

Dispositivo que roda durante o ciclo de lavagem devido à pressão da água. A água é bombeada para os braços. Em razão da rotação, a água atinge todas as áreas no interior da lavadora de modo que toda a louça tenha contato com a água.

Câmara de liquido secante abrilhantador:

Dispositivo de dosagem localizado na parte inferior da porta da lava-louça. Esta câmara contém um local de armazenamento então o líquido não precisa ser recarregado antes de cada lavagem. Dependendo da configuração de dosagem uma determinada quantidade de líquido é dosado automaticamente durante o ciclo de enxágue e secagem no final da lavagem. Uma lâmpada no painel frontal pisca quando o líquido precisa ser recarregado.

Lava-louça light/essencial:

É um modelo pequeno com capacidade reduzida que mede cerca de 45 cm, comparado com a normal que mede 60 cm.

Programa normal:

Ideal para lavar grandes quantidades com sujidade normal.

Sal especial:

Sal necessário para garantir quantidade suficiente de água amolecida pela unidade permutadora de íons. Trata-se de um sal bastante puro que dissolve na água sem deixar resíduos. Diferente do sal de mesa, não contém aditivos insolúveis na água como agentes de fluxo. Esses agentes entupiriam o permutador de íons com o tempo, prejudicando o funcionamento. Apenas o sal especial pode garantir funcionamento perfeito do permutador de íons. O sal especial é dosado na unidade de sal. Uma lâmpada de controle no painel frontal da lava-louças pisca quando D16é hora de encher a unidade de sal.

Sistema auto 3 em 1:

Lava-louças equipadas com esse sistema adaptam o processo de lavagem automática para se adequar às necessidades dos tabletes multiuso (p.ex., abas 3 em 1). Sendo assim, o detergente é ativado com eficiência.

Sistema de filtro:

Dependendo do fabricante e modelo, a lava-louças pode incluir diferentes sistemas de filtro. Geralmente, o sistema de filtro é composto por três itens: (1) filtro de linha plana; (2) filtro de malha grossa com peneira fina; e: (3) microfiltro. O objetivo do sistema de filtro é garantir que a sujeira já removida das louças não volte a grudar na superfície de talheres e utensílios.

Temporizador de retardo:

Função adicional que permite pré-ajustar o início do ciclo da lava-louças a qualquer momento para melhor se adequar às suas necessidades, p.ex., fazer a lavagem durante a noite para aproveitar tarifas de energia mais baratas.

Trava de segurança para crianças:

Dispositivo de segurança para impedir que crianças abram a porta da lava-louças durante a lavagem e também quando a máquina não está em uso.

Unidade de sal:

Unidade conectada com a unidade permutadora de íons. Contém o sal especial.

Unidade permutadora de íons:

Dispositivo que amolece a água bombeada a partir da entrada de água para o interior da lava-louças. Inclui um sistema capaz de catalisar as componentes duras (íons de cálcio e magnésio) da água responsáveis pelo acúmulo de calcário. O permutador de íons precisa ser recomposto regularmente para evitar danos à lava-louças. Ou seja, é preciso manter o nível da unidade de sal.

Ventilador de secagem:

Para suportar a secagem das louças, alguns modelos contam com a ajuda de um ventilador durante o ciclo de secagem. Isso garante o transporte do ar quente e úmido do interior para o exterior da lava-louças.

Water Hardness:

Water hardness is measured by the concentration of hardness components (calcium and magnesium ions) in the water. The higher the concentration of the hardness components in the washing water, the lower is the ability for soap solution to lather which can lead to a lower cleaning result. In addition, hard water will also lead to clogging due to limescale formations in the dishwasher.